Lançamentos Pinheiristas 157
Quer música independente boa e de qualidade? Pronto. Agora tem 12 indicações pra você com os lançamentos pinheiristas, se liga no LP 157!
Olivia Yells - Guilty (single)
Mergulhando em si mesma, Olivia Yells fez o single Guilty. A música retrata a experiência pessoal da artista curitibana com a religião, contando tudo que viveu enquanto mulher em locais católicos, bem como o seu sentimento de culpa por escrever algo e jamais ser perdoada por um Deus que ela não acredita mais. Para expressar isso, Olivia acrescenta a sua sonoridade um tom um pouco mais sombrio, que passa uma impressão (pra quem escreve esse texto, claro) semelhante a se ela estivesse em uma catedral tocando essa música, sensacional.
Mordazes Musgos - Meat (single)
Primeiro lançamento da Mordazes Musgos, o single Meat está disponível. Pessoalmente falando, confesso que fazia tempo que queria ouvir essa música lançada, porque já conhecia dos shows e gostava muito. Meat retrata a objetificação dos corpos e como esse contexto molda nosso jeito de se ver e se comportar. Para isso, o grupo paranaense utiliza uma sonoridade que chama a atenção logo de cara, trazendo algo muito novo e, ao mesmo tempo, muito vivo, provando ser uma excelente novidade para a cena.
Cefa - FICA (single)
Em um de seus últimos atos enquanto banda, a Cefa lançou o single FICA. Gravado em janeiro de 2024 no litoral paranaense, a música traz aquele romantismo emo que já é tão marcado em diversas canções do grupo. Para isso, o grupo utiliza de sua tradicional sonoridade, tão marcante pelos seus fãs, alternando entre o leve e o rasgado durante a execução da música. Mais uma ótima faixa que já deixa a gente com saudades da Cefa antes mesmo do seu fim.
Poisé - Nada (álbum)
Com sete faixas, Poisé lança Nada, o seu primeiro álbum completo. Com cinco músicas completas e duas já lançadas anteriormente, a obra carrega em seu nome um pouco sobre o que ela carrega. Nada ao mesmo tempo representa o verbo nadar, uma vez que boa parte das composições tem o tema água, e também sobre o vazio existencial, que vem junto com uma dose de melancolia nas músicas. Assim, os paulistas de Santo André trazem ao mundo um grande disco, tão profundo quanto um oceano.
Chinelada - Jogo de Jantar (EP)
Com três músicas, a Chinelada lançou o EP Jogo de Jantar. Utilizando-se de sua sonoridade tradicional e de suas letras ao mesmo tempo despojadas e reflexivas, a banda punk de Curitiba se mostra em grande forma, trazendo grandes canções com as faixas “Jogo de Jantar”, “Desafiei” e “Segue o Fluxo!. Assim, ficamos com grandes expectativas para os próximos shows da banda, sendo um deles o do lançamento do EP, que acontece no próximo dia 23 no Cão Véio.
MGBS30 - UM TRIBUTO MUTANTE AOS MAGÜERBES
Celebrando os 30 anos de idade da Magüerbes, a Mutante Rádio lança o tributo MGBS30. Para fazer esse projeto, a web rádio paulista (que disponibiliza o programa de rádio do Rock no Pinheiro, inclusive) se reuniu com diversos artistas e bandas independentes para fazer 99 versões das músicas dos seis álbuns do grupo. Assim, o projeto traz a mesma dose de inovação que a própria Magüerbes possui. Para começar o tributo, foram disponibilizadas 19 versões das músicas do álbum M, que você pode ouvir clicando aqui.
Júnior Cordeiro - Quando A Gente Recebia Cartas (single)
Prestes a lançar o seu novo álbum, Se No Mundo Não Tivesse Espelho, o artista paraibano Júnior Cordeiro lançou o single Quando A Gente Recebia Cartas. Com uma grande dose de nostalgia e reflexão, a música faz uma crítica à impessoalidade da era moderna, onde a troca de mensagens instantâneas substituiu a emoção e a intimidade da escrita manual. Para isso, Cordeiro utiliza um híbrido sonoro, que funde o peso das guitarras distorcidas do rock e blues com a cadência e alma do baião nordestino.
Acústicos & Valvulados + Egypcio - Mesmo Que Ninguém Te Veja (clipe)
A Acústicos & Valvulados disponibilizou o clipe de Mesmo Que Ninguém Te Veja. O clipe aposta em um visual tecnológico, incorporando o quinteto gaúcho em um plano sequência que destaca a narrativa de superação e resiliência da música, fruto de uma parceria com o vocalista Egypcio, utilizando de forma criativa a inteligência artificial para simbolizar superação, tudo isso sendo representado através de metáforas visuais, como dados de jogo, que remetem à letra da música.
Space Animals - Weed Stop (single)
O projeto instrumental Space Animals anuncia mais um lançamento, o single Weed Stop. Para esta faixa, a dupla aposta em uma sonoridade mais suja e intensa, trazendo camadas de guitarras sobre um groove sólido que flui em um tema que navega pelo pop/trap moderno. Assim, Rike Roncoletta e Julio Pires apostam em sua autenticidade, mas com uma pegada mais marcante, surpreendendo o ouvinte habitual do projeto.
Às Marias + BFace - Deixa Eu Dançar (single)
Prestes a lançar o seu primeiro EP, a dupla curitibana Às Marias disponibilizou o single Deixa Eu Dançar. Feita em parceria com o rapper BFace, a música é um convite para celebrar quem você é e abraçar a melhor parte que existe dentro de si mesmo(a). A faixa traz uma boa expectativa para o que vem no EP, trazendo um MPB mesclado ao Soul Music que fica maravilhoso. Cabe também a indicação do clipe que complementa muito bem a ideia da canção.
Blood Ocean - Hate (clipe)
Se preparando para lançar o EP Blood Transfusion, a Blood Ocean lança o clipe de Hate, primeira música dessa produção. Na faixa, a banda apresenta uma letra que revela uma alma descontente com o rumo da humanidade, ansiando por se libertar da negatividade ao seu redor. Para isso, o grupo paulista utiliza o tradicional Thrash Metal aliando com uma pegada moderna, utilizando riffs potentes e passagens intensas para culminar em um refrão memorável.
Cannibal Accident - Scorched Meat Tactics - Explicit Everything (double single)
Preparando o lançamento de Disgust, previsto para 2025, a Cannibal Accident lançou os singles Scorched Meat Tactics e Explicit Everything. Em um deathgrind de excelente qualidade, os finlandeses entregam duas músicas que já dão uma ótima expectativa para o que vem em breve no quinto álbum de estúdio do grupo. Com temas fortes, o grupo preferiu abordar o mórbido comportamento humano do dia a dia nestas produções, trazendo a realidade de forma crua em sua sonoridade pesada.
Esses lançamentos pinheiristas e os últimos quatro estão em nossa playlist no Spotify, acesse abaixo e ouça!